in Estratégia

Resumo:

Depois de contratada a plataforma de email marketing, o próximo passo é colocar no seu site um formulário para as pessoas se cadastrarem para receber seu email marketing. A parte técnica da integração entre o formulário e o sistema de envios é fácil de resolver, mas estrategicamente falando, qual será o melhor lugar para posicionar o formulário? E por que não aplicá-lo em mais de um local para obter melhores resultados?

Depois de contratar sua plataforma de envios, o próximo passo é integrá-la ao(s) formulário(s) de opt-in presentes em seu site, landing page(s) ou mesmo perfil do Facebook. Cada plataforma tem seus próprios procedimentos para permitir a integração via API, mas uma vez que essa é uma questão técnica que vem com um manual pra resolver, resta um único grande problema: onde colocar o formulário de opt-in, estrategicamente falando?

Dependendo da estrutura e da quantidade de páginas do site e do tamanho do formulário que você pretende usar, as possibilidades de exibição são inúmeras. Então, preparamos um whitepaper demonstrando os locais mais estratégicos em que você pode posicionar o seu formulário de opt-in e aumentar o seu mailing mais rapidamente.

Um é pouco?

Não se preocupe em escolher apenas um formato dentre todas as 23 ideias. Alguns formatos podem ser aplicados em todas as páginas de seu site, como o do rodapé, por exemplo. Mas outros, de maior ou menor destaque, podem ser utilizados em páginas específicas, de acordo com seu objetivo.

A Home Page de um site corporativo pode apresentar um formulário de opt-in mais discreto no rodapé, mas a página interna de um post do blog desse mesmo site pode exibir o opt-in também na coluna lateral, em uma caixa flutuante fixa na tela (canto inferior direito, por exemplo) ou em uma barra fixa no topo, já que os blogs são importantes responsáveis por gerar novos cadastros opt-in de pessoas interessadas em receber atualizações de conteúdo.

O importante é posicionar os formulários de opt-in de forma que não atrapalhem a usabilidade e a navegabilidade de seu site, sem irritar os visitantes com práticas insistentes (por exemplo, pop-ups que aparecem em todas as páginas do site, sobrepondo o conteúdo).

Além disso, preocupe-se também com o design do formulário de opt-in em relação ao layout geral do site: cores, tipografia, preenchimento de fundo, bordas etc. É essencial que o formulário tenha um certo destaque para ficar visível, mas ele deve ser coerente com sua identidade visual e não parecer “um estranho no ninho”.

Implementação

Uma vez planejado o design do formulário e seu posicionamento no site, a implementação é em HTML, CSS, javascript (opcional) para validar o preenchimento dos campos e, dependendo da estrutura do site, uma outra linguagem para adaptar-se à página em que ele será implementado, como ASP, PHP, Pearl e outras.

Sem dúvida, sites que são construídos tendo um CSM como base beneficiam-se da facilidade de instalação de plugins específicos para opt-in. WordPress, Joomla!, Magento, Drupal e ExpressionEngine são exemplos de sistemas de gestão de conteúdo para websites que contam com diversos plugins prontos para determinados fins.

Download

Baixe agora o whitepaper completo com os 23 locais para você inserir o opt-in do seu email marketing. Aprecie sem moderação.