in Estratégia

Você já deve ter ouvido falar em IP ou warm up de IPs, certo? Se ainda não sabe do que estamos falando, clique neste link. Agora, se os termos soam familiares, vamos dar um passo adiante. Uma das boas práticas no envio de e-mail marketing é o uso de um IP Exclusivo, mas você sabe por quê?

Komp-1_2

Utilizar um IP Exclusivo significa abrir mão de compartilhar o endereço de envio de e-mails com terceiros, ou seja, você terá um ponto de partida único e só seu. Parece uma boa? A escolha pode ser muito válida para alavancar sua estratégia de marketing. Resta saber se você deve investir nisso. Descubra a resposta seguir.

Como saber quando usar um IP Exclusivo?

Se o e-mail marketing é uma estratégia vital dentro da sua empresa, o volume de envios deve aumentar gradualmente seja para a aquisição de novos clientes ou para relacionamento com a base já existente, assim como a necessidade de manter uma boa reputação diante dos provedores de e-mails, sem contar as devidas autenticações de segurança como SPF e DKIM.

Se você se encaixa na descrição acima, provavelmente você precisa de um IP Exclusivo para melhorar suas métricas e alcançar melhores resultados. Vamos analisar cada uma das razões a seguir.

Volume de e-mails

Quem conta com uma base de contatos grande, utiliza o e-mail marketing para ir além do envio de ofertas, como um canal de comunicação frequente para estreitar o relacionamento da marca. Esse é um dos papéis daqueles boletins informativos (newsletters) que trazem novidades da empresa ou material educativo para nutrição de leads.

Reputação do IP

No caso de um IP Exclusivo, a reputação está diretamente ligada ao uso que você fará dele. Afinal, sem a participação de terceiros não há qualquer tipo de interferência e toda a responsabilidade está em suas mãos. Se você segue as boas práticas do e-mail marketing já está no caminho certo.

Autenticação de segurança

O IP Exclusivo também serve para atender questões técnicas. Como assim? Há empresas que lidam com informações sigilosas e demandam mais segurança para evitar fraude. Além disso, há quem lida com clientes de grande porte e precisa pedir para ser marcado como remetente confiável, evitando assim o desvio direto para spam.

White Label

Este nome faz referência ao uso da sua marca, ou seja, o e-mail está livre para customizar. O recurso, porém, só pode ser ativado se você tiver um IP Exclusivo. Do contrário, suas campanhas serão enviadas com a assinatura “via plataformadeemail.com.br”, sem a identidade da sua empresa.

Conclusão

Investir em um IP Exclusivo requer alguns requisitos, já que, embora traga um retorno muito bom, se você souber zelar pelas boas práticas do e-mail marketing, mas também pode custar caro para o seu bolso. Avalie sua estratégia digital, descubra se você se encaixa nos motivos que listamos aqui e faça uma pergunta para si mesmo: o e-mail é parte essencial da minha estratégia de marketing? Se sua resposta for “sim”, aposte no IP Exclusivo.